Falta de chuvas no Sul traz preocupação com produtividade, diz Somar

Enquanto o tempo mais aberto permite a colheita da safra nova em estados como Mato Grosso e Goiás, na região sul do Brasil, a falta de chuvas há mais de 15 dias é motivo de preocupação com a produtividade das lavouras. É o que informa o agrometeorologista da Somar Meteorologia Marco Antônio dos Santos.

“Lavouras já começam a dar sinais de perdas de produtividade. Pequenas sim, mas como as previsões indicam chuvas apenas para meados da semana que vem, até lá perdas mais significativas poderão vir a ocorrer”, diz ele.

Em Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Paraná, a expectativa é de que as chuvas voltem a ocorrer já no início da próxima semana, com a situação estendendo-se para áreas no Pará e na região do Matopiba, confluência entre os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

“Com isso, perdas ainda mais significativas deverão continuar a ocorrer, pois esse excesso de umidade já vem causando a deterioração dos grãos e muitos já começam a germinar na própria planta. Por outro lado, essas chuvas estão colaborando para a elevação dos níveis de umidade do solo no sertão nordestino”, diz Santos.

Fonte: Globo Rural

©COPYRIGHT 2017 - wehrmann